Programas do PPG-NMA
Programa CAPES – PrInt
Desde sua criação em 2006, a UFABC tem investido em pesquisa e estudos de pós-graduação com base no espírito de construção do conhecimento além das fronteiras brasileiras. Diversos grupos de pesquisa ganharam projeção internacional, refletida na produção acadêmico-científica de alto impacto e no estabelecimento da UFABC como alvo de parceiros estrangeiros. O Projeto de Internacionalização Institucional permitirá à UFABC expandir sua rede de contatos e parcerias internacionais. Esperamos estabelecer uma cultura de internacionalização na UFABC, que fará com que docentes e estudantes convirjam para o objetivo de tornar nossa universidade uma líder global na construção e disseminação de conhecimento de ponta nas seguintes áreas de pesquisa prioritárias:
Principais objetivos
– Fomentar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas de conhecimento que priorizam;
– Estimular a formação de redes internacionais de pesquisa com vistas a melhorar a qualidade da produção acadêmica;
– Ampliar as ações de apoio à internacionalização nos cursos de pós-graduação;
– Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos, docentes brasileiros no exterior e docentes estrangeiros no Brasil;
– Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.
Financiamento disponível
– Auxílio para missões de trabalho no exterior, no contexto de projetos de cooperação internacional de pesquisa ou missões individuais;
– Financiamento para manutenção de projetos para ações específicas de projetos de pesquisa;
– Bolsas no exterior: Doutorado Sanduíche, Professor Visitante Sênior, Professor Visitante Júnior, Capacitação em cursos curtos ou escolas de verão/inverno.
– Bolsas no Brasil: Professor visitante (candidato deve residir e trabalhar no exterior), Jovem talento com experiência no exterior (candidato deve residir no exterior), Pesquisador pós-doutorado com experiência no exterior (candidato deve residir no exterior).
Principais Desafios
(1) Avanços em Nanociências, Estrutura da Matéria, Física Quântica e Materiais Avançados;
(2) Desafios da sustentabilidade para o século 21: energia, tecnologia, desenvolvimento e combate à desigualdade;
Materiais avançados: estudos fundamentais e aplicados
O principal objetivo deste projeto de pesquisa é o fortalecimento das colaborações internacionais relacionadas à nanociência e nanotecnologia. Como uma área interdisciplinar, a pesquisa será realizada envolvendo síntese, caracterização de propriedades físicas/químicas e simulação computacional de vários materiais com forte interesse científico e tecnológico. Os materiais a serem estudados – tanto em escala nanométrica quanto em massa – serão perovskitas; biocompósitos; isolantes topológicos; materiais super/semicondutores, termoelétricos e magnéticos; compostos biomiméticos auto-organizados; compostos e ligas mono-, poli- e nanocristalinos; nanocompósitos; materiais cerâmicos, vítreos e poliméricos. Destacamos o interesse nos chamados “materiais inteligentes”, que apresentam propriedades elétricas como condutividade, blindagem eletromagnética, atuação eletromecânica, além das propriedades típicas dos materiais poliméricos, como flexibilidade e baixa densidade. O projeto abrange um amplo espectro de aplicações tecnológicas relacionadas a energia limpa, spintrônica, armazenamento e exibição de informações, produtos farmacêuticos, dispositivos eletrônicos, células solares e fotoeletroquímicas, biossensores, armazenamento de hidrogênio, entre outros. Os materiais sintetizados serão estudados com ferramentas experimentais e teóricas, como técnicas de raios X, espectroscopia vibracional, espectroscopia ultrarrápida, microscopia eletrônica, magnetização, fotônica, transporte elétrico e térmico; e métodos de simulação computacional clássicos e quânticos de materiais. Intrinsecamente, este projeto estimulará a interação entre estudantes e orientadores dos grupos envolvidos por meio de intercâmbios com instituições internacionais. A questão da síntese, caracterização e simulação de materiais é interdisciplinar e atua nas interfaces entre física, química e biologia. Os grupos com os quais os pesquisadores interagem no exterior são líderes nas técnicas propostas. As propostas específicas estão conectadas aos projetos aprovados pela FAPESP e CNPq para as bolsas de produtividade em pesquisa de todos os membros do projeto. Utilizando interações locais e internacionais, contribuiremos para a formação de recursos humanos altamente qualificados (mestres e doutores), e para o avanço do conhecimento científico e da inovação tecnológica.
Coordenador: Prof. Dr. Fabio Furlan Ferreira
E-mail: fabio.furlan@ufabc.edu.br
Síntese, caracterização e simulação de materiais avançados
Este projeto de pesquisa visa fortalecer a internacionalização da área de Física da Matéria Condensada da UFABC, sob a perspectiva da síntese, caracterização e simulação de materiais. Esta área tem avançado muito rapidamente nos últimos anos; uma de suas principais características é a interação com outras áreas, principalmente Química e Ciência dos Materiais, focando no desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares. Esse avanço é abordado neste projeto por meio de um processo colaborativo entre pesquisadores dos programas de pós-graduação em Física, Química e Nanociências e Materiais Avançados. Essa interação colaborativa, junto com colaborações internacionais existentes, bem como possíveis novas colaborações, servirá como um catalisador para o desenvolvimento de projetos mais ousados e abrangentes, bem como para a formação dos estudantes de pós-graduação envolvidos. A área de Física da Matéria Condensada na UFABC conta com pesquisadores especializados no crescimento de materiais, por rotas físicas e químicas, focando em materiais cerâmicos, magnéticos e semicondutores; na caracterização de materiais, através de técnicas como raios X, Rietvelt, magnetização, condutividade elétrica e magnetorresistência; e na modelagem computacional de materiais usando métodos clássicos e quânticos. É importante destacar a enorme importância dessas colaborações para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações em um contexto mais amplo. O desenvolvimento de novos materiais nos deu acesso a supercondutores rápidos (semicondutores), lasers potentes e medicamentos mais eficientes. A interação com grupos de pesquisa estrangeiros permitirá o avanço dos estudos de Física da Matéria Condensada e a formação de estudantes altamente qualificados na UFABC.
Coordenador: Prof. Dr. Gustavo Martini Dalpian
E-mail: gustavo.dalpian@ufabc.edu.br
Armazenamento e Produção Sustentável de Energia
A presente proposta visa estudar e desenvolver novos materiais (principalmente em escala nanométrica) que permitam a produção e armazenamento de energia limpa e sustentável. Pretende-se investigar e desenvolver uma ampla gama de novos materiais e dispositivos para geração de energia sustentável, em sua maior parte livres da emissão de poluentes. Entre eles, podemos exemplificar materiais com potencial para desenvolver sistemas fotovoltaicos, células solares, foto (catalisadores), células de combustível com diferentes temperaturas de operação, baterias, biocombustíveis, biobaterias, biodispositivos e outros. O sucesso desta proposta pode ter um impacto positivo na redução da dependência de combustíveis fósseis, uma vez que o uso desses novos materiais ou tecnologias pode proporcionar uma alternativa, energia sustentável e limpa, diminuindo os impactos ambientais e proporcionando uma maior qualidade de vida para a sociedade. Finalmente, do ponto de vista acadêmico / científico, a natureza multidisciplinar do projeto pode não apenas contribuir para uma maior compreensão / desenvolvimento desses novos materiais / novas tecnologias, mas também para a formação de recursos humanos mais qualificados em temas que estão na fronteira do conhecimento científico e são considerados temas estratégicos nos planos governamentais de países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Coordenador: Prof. Dr. Flavio Leandro de Souza
E-mail: flavio.souza@ufabc.edu.br
Nanociência para Preservação e Recuperação Ambiental
A disposição de milhões de toneladas de produtos de vida curta, como embalagens e itens plásticos descartáveis, tem gerado uma quantidade significativa de resíduos sólidos. Isso resulta em uma ampla variedade de problemas ambientais e econômicos para a sociedade. Além disso, resíduos industriais tóxicos também são um desafio significativo a ser superado em termos científicos e tecnológicos. Muitas rotas sintéticas das indústrias químicas, sempre que possível, devem ser substituídas por métodos verdes, sendo que a viabilidade econômica desses processos é uma preocupação relacionada. Nesse sentido, a ciência, e particularmente a nanociência, tem contribuído tanto para o desenvolvimento de novos produtos sustentáveis envolvendo rotas verdes quanto para os avanços nos métodos de tratamento de resíduos sólidos e efluentes. Outro grande desafio é a distribuição de água potável, livre de microrganismos e contaminantes emergentes, para moradores de regiões sem acesso a água tratada. No presente projeto de pesquisa, os pesquisadores focarão no desenvolvimento de materiais avançados e novos processos, envolvendo nanopartículas (metálicas, magnéticas e biopoliméricas) ligadas a compostos orgânicos funcionalizados. Essas nanopartículas serão associadas a óleos essenciais (agentes oxidantes, entre outros), promovendo a eliminação de diferentes contaminantes, como microrganismos ou compostos químicos (metais pesados, orgânicos, corantes, etc.). Esses materiais desenvolvidos serão destinados à aplicação em sistemas de filtração, géis, membranas poliméricas, agentes ativos em processos de biorremediação / bioaumentação e outras aplicações com características ambientalmente amigáveis.
Os membros do grupo de pesquisa e seus colaboradores estrangeiros têm expertise na utilização de uma grande diversidade de técnicas avançadas na preparação, caracterização e aplicação dos sistemas a serem estudados. O projeto aqui apresentado está focado em estudos ambientais com forte inter-relação com as áreas de pesquisa de materiais, membranas biopoliméricas com nanocelulose e outros oxidantes, fotoquímica, radiação ionizante, química, biologia e saúde. Esperamos que a proposta contribua diretamente para o avanço tecnológico e desenvolvimento social do Brasil, e para a formação de recursos humanos.
Coordenador: Prof. Dr. Derval dos Santos Rosa
E-mail: derval.rosa@ufabc.edu.br
Materiais avançados para aplicações estruturais e funcionais
O principal objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de materiais avançados para aplicações estruturais e funcionais. Os materiais alvo possuem possibilidades de aplicações industriais futuras, em diferentes escalas de tempo, permitindo a interação sinérgica entre a academia e as indústrias locais e nacionais. Além disso, essa interação promoverá a formação de profissionais de alta qualidade, capazes de desenvolver suas carreiras tanto em instituições públicas, acadêmicas, quanto no setor privado, contribuindo para melhorar a competitividade das indústrias nacionais. O desenvolvimento desses materiais é uma atividade intrinsecamente multidisciplinar. Assim, a ampla gama de competências e linhas de pesquisa complementares dos professores da UFABC é uma vantagem. O projeto inclui pesquisa em modelagem computacional de estruturas e propriedades de materiais (DFT, dinâmica molecular, abordagens Kinetic Monte Carlo, etc.), técnicas de caracterização convencional e avançada (AFM, SEM, HR-TEM, técnicas de espectroscopia de luz e raios X, etc.) para investigações in situ e ex situ, várias rotas de síntese (CVD, PVD, eletrofiação, técnicas assistidas por hidrotermal e micro-ondas, etc.), investigações de rotas de processamento (fabricação 3D, fundição, sinterização, deformação plástica severa, processamento termomecânico, etc.), e medições de propriedades e avaliações de desempenho (propriedades ópticas, elétricas, mecânicas, térmicas e magnéticas, resistência à corrosão, avaliação da vida útil por fadiga, etc.). Setores industriais com potencial interesse nas linhas de pesquisa abrangidas neste projeto incluem automotivo, aeroespacial, produtos químicos finos, metalurgia, siderurgia, produtos semiacabados, sensores e atuadores, energia, produtos de vidro e microeletrônica. Nos últimos anos, é notável o aumento da colaboração entre a UFABC e renomados pesquisadores estrangeiros da França, Canadá, Alemanha, Suécia, Inglaterra, entre outros. Portanto, a concessão deste projeto aumentará e fortalecerá essas colaborações por meio da interação científica entre pesquisadores brasileiros e estudantes de doutorado com parceiros estrangeiros.
Coordenador: Prof. Dr. Sydney Ferreira Santos
E-mail: sydney.ferreira@ufabc.edu.br
CAPES – Pandemias
O Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PPG-NMA) da UFABC está com inscrições abertas para 12 vagas de doutorado e 6 de pós-doutorado, exclusivas do projeto aprovado pelo Programa de Combate a Epidemias da CAPES. Intitulado Construção de plataformas nanoestruturadas para prevenção e detecção da Covid-19, o projeto foi um dos 31 selecionados pela CAPES no âmbito do Edital nº 09/2020, dentre 545 propostas de diversas instituições nacionais e estrangeiras.
Os candidatos aprovados nos processos seletivos receberão bolsas de doutorado e de pós-doutorado da CAPES e ingressarão em setembro de 2020. Seus projetos serão desenvolvidos por meio de colaborações entre docentes do PPG-NMA e pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), voltados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, com foco em prevenção e diagnóstico. Sua abordagem interdisciplinar permitirá a inclusão de alunos de diversas áreas do conhecimento, como física, química, biologia, saúde e engenharias.
Em geral, os projetos propõem o desenvolvimento científico-tecnológico e a geração de produtos: desenvolvimento de biosensores diagnósticos, desenvolvimento e reposicionamento de fármacos, materiais autodesinfetantes, veículos carreadores de fármacos, fotofísica e fotônica aplicadas à inativação viral, estratégias de eliminação viral no meio ambiente de forma ecologicamente correta, cálculos computacionais, machine learning, materiais semicondutores emissores de radiação ultravioleta, desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados com alta capacidade pró-oxidante para combate ao vírus etc.
A seleção dos candidatos às bolsas de doutorado será realizada com base em três critérios principais: histórico escolar (graduação e mestrado); currículo Lattes; e entrevista, a ser realizada, remotamente, pela comissão de seleção. No caso dos candidatos às bolsas de pós-doutorado, os critérios serão: histórico escolar de doutorado; currículo Lattes; projeto de pesquisa; e entrevista, a ser realizada, remotamente, pela comissão de seleção.
As inscrições estarão abertas entre os dias 21 de julho e 3 de agosto (bolsistas de doutorado) e entre 31 de julho e 24 de agosto (bolsistas de pós-doutorado). Para mais informações, acesse:
– Edital n° 24/2020 – PROPG/CAPPG – Processo seletivo para ingresso de bolsistas de doutorado, Edital CAPES-Pandemias, do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC
– Edital nº 27/2020 – PROPG/CAPPG – Processo seletivo para bolsistas de pós-doutorado, Edital CAPES-Pandemias, do Programas de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC
(Fonte) Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nessa sexta-feira, 19 de junho, o resultado do Edital nº 09/2020 do Programa de Combate a Epidemias, que financiará pesquisas e bolsas de pós-graduação nas áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática. Segundo a CAPES, o edital, que recebeu 545 propostas, previa a seleção de 30, mas, devido à alta qualidade, 31 atingiram a avaliação máxima e foram aprovadas. Cada uma será contemplada com até 30 bolsas e um valor de até 345 mil reais, entre custeio e capital.
No seleto grupo de projetos aprovados consta um do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, intitulado Construção de plataformas nanoestruturadas para prevenção e detecção da Covid-19. Dentre os seus principais objetivos está a atuação em duas linhas de frente no combate ao novo coronavírus: a de prevenção, por meio de estudos sobre a interação do vírus com materiais nanoestruturados, visando prevenir o contágio por superfícies contaminadas pela inativação viral para auto-desinfecção, e a de detecção e diagnóstico, por meio do desenvolvimento de testes precisos baseados em IgM-IgG (rápido) e material genético, além de modelos baseados em inteligência artificial (machine learning) para apoiar o processo de diagnóstico com diferentes materiais.
De acordo com o seu plano de trabalho, o projeto representa um desafio inovador para o desenvolvimento científico-tecnológico relativo à saúde pública, com grande impacto social. Sua abordagem interdisciplinar permitirá reunir profissionais de diversas áreas de pesquisas fundamentais, clínicas e tecnológicas em prol de um mesmo objetivo: a obtenção de novos conhecimentos, melhorias de processos e produtos para um controle mais efetivo do SARS-CoV-2. O projeto será realizado em colaboração com pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Oportunidades para pesquisadores
Segundo o Prof. Dr. José Antonio Souza, coordenador do projeto e do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, objetiva-se, também, investir na formação de recursos humanos qualificados e, para tanto, está prevista a concessão de 12 bolsas de doutorado e 18 de pós-doutorado ao longo dos seus 3 anos de vigência.
Sobre o Programa de Combate a Epidemias da CAPES
O Programa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a Covid-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Estrutura-se em duas dimensões – ações estratégicas emergenciais imediatas e ações estratégicas emergenciais induzidas em áreas específicas – e três editais: Epidemias (Edital nº 09/2020); Fármacos e Imunologia (Edital nº 11/2020); Telemedicina e Análise de Dados Médicos (Edital nº 12/2020).
O Edital n° 09/2020, no qual o referido projeto da UFABC foi aprovado, disponibilizará recursos na ordem de 70 milhões de reais para despesas de capital, custeio e bolsas. Os 31 projetos de pesquisa selecionados receberão até 345 mil reais cada, além de bolsas de doutorado e pós-doutorado – estima-se a implementação de 900 bolsas.
(Fonte) Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Parceria – EMBRAPII
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), selecionou, por meio de chamada pública, 11 universidades federais para sediarem novas unidades de inovação. Uma das selecionadas é a Universidade Federal do ABC, cuja unidade será denominada ‘Unidade EMBRAPII em Materiais Poliméricos e Funcionais da UFABC’.
Composta por pesquisadores do Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais (CTIM), sob coordenação do Prof. Dr. Demétrio Jackson dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, a nova unidade atuará no desenvolvimento de materiais avançados, com ênfase em polímeros funcionais e no aprimoramento de superfícies funcionais para aplicação nas áreas de energia, biotecnologia e transporte. O grupo é constituído por profissionais de diferentes áreas de formação, permitindo uma atuação interdisciplinar.
As 11 novas unidades de inovação foram selecionadas dentre 37 propostas apresentadas por grupos de pesquisas de diversas universidades federais. Além da UFABC, foram credenciadas as universidades federais de Viçosa (UFV), de Santa Maria (UFSM), de São Carlos (UFSCar), de São Paulo (Unifesp), do Ceará (UFC), de Lavras (UFLA), de Goiás (UFG), de Alagoas (UFAL), do Rio Grande (FURG) e de Pernambuco (UFPE). Elas se unem a outras seis unidades já vinculadas a universidades federais (UFRGS, UFSC, UFRJ, UFMG, UFU e UFCG), e passam a perfazer o total de 17 unidades de inovação da EMBRAPII em instituições federais de ensino superior. Ao todo, a rede credenciada conta com 55 unidades.
Os projetos serão desenvolvidos nas áreas de energias renováveis, fibras florestais, sistemas embarcados, geotecnologia e agronegócio, inteligência artificial, computação industrial, materiais avançados/nanomateriais, computação industrial, robótica inteligente, sistemas veiculares e tecnologia da informação e comunicação.
As novas unidades estarão credenciadas a receber recursos financeiros para prospectar e executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com o setor industrial. Além de estimular a interação entre o meio acadêmico e o setor produtivo, o credenciamento de unidades em universidades federais também visa capacitar profissionais qualificados para atuarem em projetos de PD&I na indústria. O programa prevê, também, a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, em projetos de pesquisa aplicada nas empresas.
A EMBRAPII é uma organização social privada sem fins lucrativos, cuja principal missão é contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Com informações do Portal do MEC e da EMBRAPII