Prêmios

Prêmio CAPES de Tese - 2023

Nesta terça-feira, 27 de agosto, foi publicado o resultado preliminar da 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese. A premiação – considerada o “Oscar da Ciência Brasileira” – objetiva reconhecer, anualmente, os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil, nas 49 áreas de avaliação da CAPES.

Uma das teses premiadas nesta edição foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC. A autoria é da egressa Ariany Bonadio, sob a orientação do Prof. Dr. José Antonio Souza. Intitulada Avanços em perovskitas híbridas de haleto: controle de fase estrutural, alterações na dimensionalidade/morfologia e integração de perovskita 2D para aplicações em células solares, ela foi considerada a melhor tese de doutorado da área Interdisciplinar do País defendida no ano de 2023.

Segundo a CAPES, neste ano, o prêmio recebeu 1.632 inscrições – o maior número de todas as edições. A seleção foi conduzida por comissões de cada área de avaliação, de acordo com os seguintes critérios: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia; qualidade da redação; estrutura/organização do texto; e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.

Os autores premiados ganharão certificados, medalhas e bolsas para estágio pós-doutoral. Os orientadores também receberão certificados, além de prêmios em dinheiro. A solenidade de entrega ocorrerá em Brasília, no mês de dezembro. Na ocasião, será realizada a segunda fase da premiação, denominada Grande Prêmio CAPES de Tese, quando serão anunciados mais três vencedores, dentre os 49 já premiados, sendo um de cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. 

Sobre a tese premiada

Na referida pesquisa, foram analisados materiais semicondutores de perovskitas híbridas de haletos, considerados os mais importantes para as células solares de terceira geração.

O estudo envolveu propriedades fundamentais e tecnológicas em relação ao seu uso em dispositivos: investigação da estabilização química e estrutural na faixa de temperatura de trabalho da célula solar; obtenção de fases cristalinas de baixa dimensionalidade, mais estável, por meio da recristalização assistida por água; e sua aplicação para células solares otimizadas.

Segundo os pesquisadores, suas descobertas oferecem rotas alternativas para melhorar tanto a estabilidade quanto a eficiência do dispositivo optoeletrônico.

A pesquisa à qual a tese se refere já rendeu, até o momento, a publicação de sete artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto, além da apresentação de trabalhos em diversos congressos no Brasil e no exterior.

A Dra. Ariany Bonadio ingressou na Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC em 2017, com uma bolsa de doutorado direto de um Projeto Temático da FAPESP, no qual seu orientador, Prof. Dr. José Antonio Souza, e seu coorientador, Prof. Dr. Gustavo Dalpian, atuaram como pesquisadores principais. Durante o doutorado, cursou um período “sanduíche” no Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos. Atualmente, realiza pós-doutorado na National University of Singapore, em Singapura.

“Receber o Prêmio CAPES de Tese é um marco significativo na minha trajetória acadêmica, que reconhece o esforço e a dedicação à pesquisa. Acredito que a pesquisa interdisciplinar é essencial para enfrentar os desafios complexos do mundo atual, e me sinto motivada a continuar contribuindo para essa área”, afirma.

Seu orientador, Prof. Dr. José Antonio Souza, enfatiza a importância do prêmio para a carreira acadêmica de ambos, e também para o Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC – do qual é o atual Coordenador: “É a segunda vez que nosso Programa recebe o Prêmio CAPES de Tese neste quadriênio (2021-2024). Além disso, das seis teses da UFABC premiadas desde seu início (em 2006), três foram do PPG-NMA – um dos mais importantes reconhecimentos externos da pós-graduação, o que reafirma sua excelência”.

O Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC integra o seleto grupo do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da CAPES, composto por programas de pós-graduação brasileiros avaliados com notas 6 ou 7 (que são as maiores possíveis), por apresentarem padrões internacionais de excelência. 

Prêmio CAPES de Tese - 2022

No último dia 11 de agosto foi publicada a lista dos ganhadores do 17º Prêmio Capes de Tese, iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. Dentre os trabalhos contemplados está o estudo de Gabriel Ravanhani Schleder, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC. Sua Tese, defendida sob a orientação do professor Adalberto Fazzio, recebeu o prêmio de melhor Tese na área de avaliação Interdisciplinar.

Segundo a CAPES, e conforme informações publicadas em seu site, “A avaliação para selecionar os vencedores leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Também são consideradas a qualidade e a quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto.”. Os premiados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, além de certificado e medalha.

O Prêmio CAPES de Tese deste ano recebeu um total de 1.266 inscrições. Contempla os melhores trabalhos de doutorado em 49 diferentes áreas de Avaliação. A segunda fase do concurso ocorrerá em dezembro de 2022 quando serão anunciados, dentre os 49 trabalhos premiados, os três vencedores do Grande Prêmio CAPES de Tese, sendo um de cada categoria: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Prêmio CAPES de Tese - 2016

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concedeu o Prêmio Capes de Tese 2016 na área Interdisciplinar ao Dr. Antonio Claudio Padilha, que obteve seu doutorado em Nanociências e Materiais Avançados na UFABC, sob orientação do Prof. Gustavo Dalpian. O resultado foi divulgado em 10 de outubro e se refere ao trabalho “Computational simulation of TiO2-based memristive systems: from the raw material to the device”, que contou, ainda, com co-orientação do professor Alexandre Reily Rocha. A Capes também concedeu Menção Honrosa ao Dr. William Edgar Machado Comfort, que concorreu com a tese “Viewing Face Detection And Individuation In The Context Of Spatial Frequency And Schizophrenia”, com orientação do professor Yossi Zana no Doutorado de Neurociência e Cognição.

O Prêmio Capes de Tese existe desde 2005 e é outorgado anualmente em reconhecimento às melhores pesquisas de doutorado dos cursos inscritos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em cada uma das 48 áreas do conhecimento. As teses premiadas ficam automaticamente selecionadas para concorrer ao Grande Prêmio Capes que este ano contemplará três áreas: (1) Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; (2) Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia) e (3) Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino). A cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese e o anúncio do resultado do Grande Prêmio acontecerão na sede da Capes em Brasília em 14 de dezembro.